Olá pessoal,
A aula iniciou com uma autoavaliação da disciplina, onde cada aluno teve a oportunidade de falar sobre como foi a disciplina, o que foi mais proveitoso e também o que poderia ser melhorado. Foi um momento de muita importância para nós.
Em seguida fomos à sala de seminários do Centro de Educação (CEDU) para assistirmos uma apresentação de Defesa de Dissertação (Mestrado) sobre Games do aluno Douglas Carvalho, ele foi orientado pelo Professor Dr. Leopoldo Mercado. Ele foi aprovado!
Foi uma oportunidade maravilhosa para nós estudantes de Pedagogia poder participar de um momento como esse.
Obrigada pela visita!
Visite o blog da nossa disciplina: http://eduticufal.blogspot.com.br/
Este blog servirá como webfólio da disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Somos estudantes do 1º Período do curso de Pedagogia (Matutino) no Campus A.C. Simões da UFAL. Sejam bem-vindos!
quinta-feira, 27 de abril de 2017
domingo, 23 de abril de 2017
Texto analítico: TISE/ Blog
1. De acordo com Vásquez (2007) os professores têm um grande desafio, de natureza contínua, o de trabalhar para aprendizes. No exercício deste serviço, deve lançar mão de todos os elementos e recursos tecnológicos oferecidos por esta sociedade. Ferramentas ímpares com inegável potencial. Destaca, assim, os Blogs como um meio poderoso e inovador, que se tornou um fenômeno mundial, sendo este usado em diversas áreas, com apreço na Educação, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho Pedagógico, tornando-se uma poderosa e consagrada Medioteca, para todos que fazem uso dela.
VÁSQUEZ, Cesar- Blog em Educación: uma Herramienta de Construcción Social del Conocimiento. Tise 2007 (Volume 03).
2. Leopoldo Mercado (2010) afirma que o uso do blog em contexto de formação, apontou uma grade contribuição, por meio de recursos tecnológicos. Porém é necessário uma melhor qualificação para os professores, com novas propostas pedagógicas, para tornar as aulas mais dinâmicas com o uso dos recursos da internet. O autor realiza formação, com metodologia que envolve e estimula o aluno. Analisa que o blog foi utilizado como um ambiente cooperativo, num misto de ensino/aprendizagem. Afirma que as TICs, é um recurso que bem aplicada pode (re)aproximar, professores e alunos.
LEOPOLDO MERCADO, Luis Paulo- Blog como Espaço de Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente no Ensino Superior. Tise 2010 (Volume 06).
3. Segundo Lúcia Caldeira Et all. (2015), o blog possui várias maneiras de ser explorado, como repositório de informações, fonte de pesquisa, expositor de trabalhos, estudos para aula invertida, espaço de comunicação e interação, e diário de aprendizagem. Segundo a autora o blog foi bem aceito por os alunos. Poder mostrar seus trabalhos para o mundo incentivou os alunos e precisou também que eles organizassem seus trabalhos, tivesse atenção quanto o uso correto da linguagem e desenvolvendo habilidades de escrita.
O fato de ter uma ferramenta tecnológica como forma de estudo fica mais interessante umas vez que os alunos tem acesso a links, vídeos e até reprodução das aulas. Algumas dificuldades também foram encontradas, acredita-se que o não uso das TICs na formação profissional e a falta de incentivo da parte da escola cria uma certa rejeição ao uso da ferramenta tecnológica.
LÚCIA CALDEIRA, Mara; FERREIRA DA SILVA, Mônica e CALDEIRA MAGDALENA, Michele- Blogs na área de educação: inovação, conhecimento e aprendizagem. Tise 2015 (Volume 11).
4. De acordo com Rita Maenza, o ensino ajuda a pensar e explicar como os diversos recursos tecnológicos devem ser utilizados. Tem como objetivo promover situações de ensino-aprendizagem para alcançar os alunos. Nos últimos tempos, foi realizada uma grande quantidade de trabalhos e pesquisas, porém ainda ha falta de relações estabelecidas entre os elementos que formam cobertura da mídia sobre o ato e ensino.
A autora relata que o professor pode ter as ferramentas necessárias para refletir sobre seu próprio ensino. O trabalho revela as porcentagens dos professores que trabalham com blogs como os alunos interagem. Além dos blogs, ha outras ferramentas utilizadas como meio de comunicação para o ensino. Este trabalho abre novas linhas de pesquisa de implementações on-line estabelecendo novas praticas educativas utilizando blogs e outras ferramentas da web.
RITA MAENZA, Rosa- Analizando los Edublogs. Una propuesta de representación visual para la investigación. Tise 2014 (Volume 10).
5. Salcedo Gomes (2013) começa falando de um projeto em sala de aula, e como os alunos lidaram com o mesmo, eles tiveram dificuldades com o idioma (inglês). O blog permitiu que os alunos se tornassem conscientes de que os softwares também poderiam ser usados como recursos de aprendizagem.
Era notável que todos os blogs eram diferentes e que os alunos realmente se esforçavam, procuravam seus professores para saber onde poderiam melhorar. Os temas tratavam de coisas sérias como a preservação/destruição do meu ambiente e a economia. Esse artigo mostra que com as tecnologias atuais e professores que instigam seus discentes a buscar conhecimento, os mesmos buscam e vão além. Esse método de ensino muda a vida das pessoas e as relações interescolares.
SALCEDO GOMES, Raquel e MORAES FRAGA, Dinorá- Syncretic texts and digital literacies: blogging in teaching EFL at the public school. Tise2013 (Volume 09).
6. Para Santarosa e Et. al (2012) os Blogs constituem uma eficiente ferramenta de interação social, viabiliza a aprendizagem, o desenvolvimento e a emancipação dos usuários com determinadas deficiências. Seu poder interacional é, claramente, observado, também, na produção coletiva de conteúdos, e no desenvolvimento de discussões promovidas pela inserção de comentários. Sendo acessível a qualquer grupo de usuários, promovendo de modo indireto, o aprendizado, e a inclusão social.
COSTI SANTAROSA, Lucila Maria; DE OLIVEIRA BASSO, Lourenço e CONFORTO, Débora -Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência. Tise 2012 (Volume 08).
INFOGRÁFICO
Infográfico foi feito através do seguinte link <https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/> realizado com base no capítulo 5 do livro: Aprendizagem das crianças na cultura digital. Mais informações sobre o livro segue o link <http://aprendernaaulturadigital.blogspot.com.br/p/capitulo-4.html>
sábado, 22 de abril de 2017
8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação
8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação
Conheça razões para inserir as novas tecnologias no ambiente escolar
Usar ou não usar novas tecnologias no dia a dia escolar já não é mais a questão. Afinal, o uso da tecnologia faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e, por isso, a sua aplicação em benefício da educação pode ser considerada um importante caminho para aumentar o dinamismo das aulas. Nesse contexto, o importante é saber como integrar as novas formas de ensinar e aprender ao planejamento e ao currículo escolar.
Selecionamos oito motivos, entre benefícios, vantagens e curiosidades sobre o uso da tecnologia na educação. Confira!
1. Aprimorar a qualidade da educação: proporcionando novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias, formando educadores e os ajudando a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.
2. Ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica: para que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de 6,0.
3. Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: ampliando possibilidades para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.
4. Contribuir para a diminuição das reprovações e da evasão escolar: auxiliando os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem através da educação personalizada, e despertando o interesse deles para os estudos.
5. Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores: incentivando a autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e discentes.
6. Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa.
7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.
8. Despertar a curiosidade e as novas descobertas: estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=A0LEVjy8_ftYzD0AFWQf7At.?p=tecnologia+da+informa%C3%A7%C3%A3o&fr=sfp&fr2=piv-web&hspart=iry&hsimp=yhsfullyhosted_003&type=wncy_bxinw_17_16#id=26&iurl=http%3A%2F%2Fimage.slidesharecdn.com%2Ftecnologiadainformaoecomunicao-140823072204-phpapp01%2F95%2Ftecnologia-da-informao-e-comunicao-1-638.jpg%3Fcb%3D1408778767&action=click
Resumo da aula do dia 17/04/2017
A aula iniciou com a apresentação dos primeiros grupos do Projeto Didático.
Ao longo das apresentações o professor Fernando Pimentel foi fazendo críticas construtivas para podermos aprimorar nosso trabalho.
No final das apresentações o professor direcionou um trabalho para aqueles que precisam recuperar nota da B1. O trabalho será sobre Gamificação.
Visite o blog da disciplina e fique por dentro do que está por vim.
http://eduticufal.blogspot.com.br/
Ao longo das apresentações o professor Fernando Pimentel foi fazendo críticas construtivas para podermos aprimorar nosso trabalho.
No final das apresentações o professor direcionou um trabalho para aqueles que precisam recuperar nota da B1. O trabalho será sobre Gamificação.
Visite o blog da disciplina e fique por dentro do que está por vim.
http://eduticufal.blogspot.com.br/
domingo, 16 de abril de 2017
Infografia ou infográficos
A infografia, diferentemente de outros recursos gráficos como a fotografia e a ilustração (desenhos, seqüência em quadrinhos, etc.), não apenas “ilustram” uma página nem são recursos de “decoração” da informação. Segundo a Associação Brasileira de Imprensa:
“É uma forma de representar informações técnicas como números, mecanismos e/ou estatísticas, que devem ser sobretudo atrativos e transmitidos ao leitor em pouco tempo e espaço. Normalmente utilizado em cadernos de Saúde ou Ciência e Tecnologia, em que dados técnicos estão mais presentes, o infográfico vem atender a uma nova geração de leitores, que é predominantemente visual e quer entender tudo de forma prática e rápida. Segundo pesquisas, a primeira coisa que se lê num jornal são os títulos, seguidos pelos infográficos, que, muitas vezes, são a única coisa consultada na matéria.” (CAIXETA, 2005, p. 1)
Veja abaixo como os infográficos na sala de aula podem contribuir para o aprendizado dos alunos conforme BOTTENTUIT JUNIOR; LISBOA; COUTINHO, 2011 , p-9-10)
- Os alunos podem acompanhar passo a passo um processo, fato ou acontecimento histórico:
- A riqueza de imagens e esquemas facilita a memorização por parte dos alunos;
- Possibilita a alfabetização visual visto que muitas das vezes os alunos observam a imagem de maneira geral sem perceber aspectos importantes que só são perceptíveis com uma maior atenção a determinadas áreas de um infográfico;
- O aluno tem um maior controle sobre o recurso visual e a sua aprendizagem, pois poderá explorar e revisar quantas vezes desejar cada fase do processo apresentado no infográfico;
- O infográfico poderá constituir-se num poderoso atrativo para veiculação da informação em ambientes e plataformas de ensino e aprendizagem;
- As imagens chamam a atenção dos alunos e o processo de observação dos infográficos poderá desenvolver as habilidades cognitivas de interpretação, análise e síntese;
- Os alunos recordam mais facilmente imagens e pequenos fragmentos de textos face à grande quantidade de textos sem o uso de esquemas ou imagens;
- O aluno através do infográfico poderá realizar uma navegação não linear sobre o conteúdo e desta forma realizar novas descobertas;
- O professor poderá combinar recursos multimídia durante as suas aulas com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos;
- Permitem a visualização de processos muito lentos (Ex. o desabrochar de uma flor) ou muito rápidos (Ex.: a transmissão do som);
- O aluno poderá manipular o infográfico inúmeras vezes até que consiga realiar a compreensão completa do processo;
- O aluno poderá utilizar o infográfico como uma fonte de informação, um recurso didático, um recurso para exploração visual e ainda para resolução de problemas ou questões elaboradas pelo professor.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/a6/7f/63/a67f631237e972337d431b348904b775.jpg
Resumo da aula do dia 10/04/2017
Olá leitores de TICs, na aula de hoje houve a apresentação dos projetos didáticos de três grupos, o primeiro que apresentou foi o nosso grupo com o tema Alimentação Saudável. O professor ressaltou que erramos no que ainda não sabíamos fazer, fazendo as seguintes observações: no objetivo geral, pois não começamos com verbos no infinitivo, e obrigatoriamente teria que ter sido feitas 3 perguntas: o que, por que e para que? e nos objetivos específicos teria que responde-las. E na autoavaliação, fizemos uma avaliação do projeto todo, em vez de fazer uma autoavaliação para os alunos, em que eles mesmo se avaliam.
O segundo projeto apresentado teve o tema: Literatura Infantil. E o terceiro apresentou-se com o tema: Viagem Virtual, onde se dava em Minas gerais nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Após realizada as observações e correções dos projetos, foi passada duas atividades:
1) Pesquisar o que é infografia, como usar para dar aula e poste no blog de sua dupla.
2) Elaborar um infográfico sobre o capítulo: Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem
Agradecemos a sua visita!
quarta-feira, 5 de abril de 2017
Games Online
Quando os On-line foram criados
Os primeiros jogos on-line comerciais começaram a aparecer em 1989 e eram jogados via ligação direta local ou direta internacional. Os jogadores conectavam entre si ligando para casa de seus "adversários" através do modem de seus computadores e a linha telefônica convencional. A desvantagem nessa época era jogar somente com um adversário e tendo que conhecê-lo de sua cidade ou ser parentesco(se não quisesse pagar uma conta telefônica exorbitante).
Antes desse ano, era possível jogar online mas era necessário bastante conhecimento técnico e acima de tudo, paciência e também conter bastante dinheiro,pois a conta telefônica era muito alta. O primeiro jogo online foi lançado para Apple I e era a versão de um jogo de xadrez adaptado que acompanhava o sistema java conect.
O que é Projeto Didático?
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).
https://pt.slideshare.net/soniabertocchi/o-que-so-projetos-34680
Referência: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=o+que+%C3%A9+projeto+did%C3%A1tico
Resumo da aula do dia 03/04/2017
No dia 03/04/2017 tivemos nossa primeira aula online via twitter, todos conectados no twitter as 08:00 hrs. O professor pediu para lermos o texto: Integração de mídias nos espaços de aprendizagem, da página 17 a 44, disponível no link: Integração de mídias nos espaços de aprendizagem - OEI.
Após a leitura do texto usamos a #EDUTIC2017 para fazermos comentários sobre o texto. O debate via twitter iniciou as 08:00 hrs e foi encerrado as 09:30.
Das 09:30 as 10:00 hrs foi um tempo destinado para tiramos dúvidas sobre a elaboração do Projeto Didático, o qual estamos em processo de construção.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Reportagem
Através de jogos, idosos exercitam o cérebro, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida. CLIC AQUI, para conferir na íntegra a reportagem: Jogos são usados como forma de tratamento em idosos e pessoas com esquizofrenia. Não deixe de comentar e expor a sua opinião, ela é importante!
Obrigada por a sua visita!
Reportagem: Tecnologia na adolescência
Em que momento o uso de celulares e mídias sociais passa a ser excessivo? Confira vendo a reportagem CLIC AQUI. Tecnologia na adolescência: Pais e filhos conversam sobre dependência tecnológica, segurança na internet e limites. Não deixe de comentar e expor a sua opinião, ela é importante!
Agradecemos sua visita!
Assinar:
Postagens (Atom)