domingo, 23 de abril de 2017

Texto analítico: TISE/ Blog

1. De acordo com Vásquez (2007) os professores têm um grande desafio, de natureza contínua, o de trabalhar para aprendizes. No exercício deste serviço, deve lançar mão de todos os elementos e recursos tecnológicos oferecidos por esta sociedade. Ferramentas ímpares com inegável potencial. Destaca, assim, os Blogs como um meio poderoso e inovador, que se tornou um fenômeno mundial, sendo este usado em diversas áreas, com apreço na Educação, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho Pedagógico, tornando-se uma poderosa e consagrada Medioteca, para todos que fazem uso dela.

VÁSQUEZ, Cesar- Blog em Educación: uma Herramienta de Construcción Social del Conocimiento. Tise 2007 (Volume 03).

2. Leopoldo Mercado (2010) afirma que o uso do blog em contexto de formação, apontou uma grade contribuição, por meio de recursos tecnológicos. Porém é necessário uma melhor qualificação para os professores, com novas propostas pedagógicas, para tornar as aulas mais dinâmicas com o uso dos recursos da internet. O autor realiza formação, com metodologia que envolve e estimula o aluno. Analisa que o blog foi utilizado como um ambiente cooperativo, num misto de ensino/aprendizagem. Afirma que as TICs, é um recurso que bem aplicada pode (re)aproximar, professores e alunos. 

LEOPOLDO MERCADO, Luis Paulo- Blog como Espaço de Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente no Ensino Superior. Tise 2010 (Volume 06).

3. Segundo Lúcia Caldeira Et all. (2015), o blog possui várias maneiras de ser explorado, como repositório de informações, fonte de pesquisa, expositor de trabalhos, estudos para aula invertida, espaço de comunicação e interação, e diário de aprendizagem. Segundo a autora o blog foi bem aceito por os alunos. Poder mostrar seus trabalhos para o mundo incentivou os alunos e precisou também que eles organizassem seus trabalhos, tivesse atenção quanto o uso correto da linguagem e desenvolvendo habilidades de escrita.
O fato de ter uma ferramenta tecnológica como forma de estudo fica mais interessante umas vez que os alunos tem acesso a links, vídeos e até reprodução das aulas. Algumas dificuldades também foram encontradas, acredita-se que o não uso das TICs na formação profissional e a falta de incentivo da parte da escola cria uma certa rejeição ao uso da ferramenta tecnológica.

LÚCIA CALDEIRA, Mara; FERREIRA DA SILVA, Mônica e CALDEIRA MAGDALENA, Michele- Blogs na área de educação: inovação, conhecimento e aprendizagem. Tise 2015 (Volume 11).

4. De acordo com Rita Maenza, o ensino ajuda a pensar e explicar como os diversos recursos tecnológicos devem ser utilizados. Tem como objetivo promover situações de ensino-aprendizagem para alcançar os alunos. Nos últimos tempos, foi realizada uma grande quantidade de trabalhos e pesquisas, porém ainda ha falta de relações estabelecidas entre os elementos que formam cobertura da mídia sobre o ato e ensino.
A autora relata que o professor pode ter as ferramentas necessárias para refletir sobre seu próprio ensino. O trabalho revela as porcentagens dos professores que trabalham com blogs como os alunos interagem. Além dos blogs, ha outras ferramentas utilizadas como meio de comunicação para o ensino. Este trabalho abre novas linhas de pesquisa de implementações on-line estabelecendo novas praticas educativas utilizando blogs e outras ferramentas da web.

RITA MAENZA, Rosa- Analizando los Edublogs. Una propuesta de representación visual para la investigación. Tise 2014 (Volume 10).

5. Salcedo Gomes (2013) começa falando de um projeto em sala de aula, e como os alunos lidaram com o mesmo, eles tiveram dificuldades com o idioma (inglês). O blog permitiu que os alunos se tornassem conscientes de que os softwares também poderiam ser usados como recursos de aprendizagem.
Era notável que todos os blogs eram diferentes e que os alunos realmente se esforçavam, procuravam seus professores para saber onde poderiam melhorar. Os temas tratavam de coisas sérias como a preservação/destruição do meu ambiente e a economia. Esse artigo mostra que com as tecnologias atuais e professores que instigam seus discentes a buscar conhecimento, os mesmos buscam e vão além. Esse método de ensino muda a vida das pessoas e as relações interescolares.

SALCEDO GOMES, Raquel e MORAES FRAGA, Dinorá- Syncretic texts and digital literacies: blogging in teaching EFL at the public school. Tise2013 (Volume 09).

6. Para Santarosa e Et. al (2012) os Blogs constituem uma eficiente ferramenta de interação social, viabiliza a aprendizagem, o desenvolvimento e a emancipação dos usuários com determinadas deficiências. Seu poder interacional é, claramente, observado, também, na produção coletiva de conteúdos, e no desenvolvimento de discussões promovidas pela inserção de comentários. Sendo acessível a qualquer grupo de usuários, promovendo de modo indireto, o aprendizado, e a inclusão social.

COSTI SANTAROSA, Lucila Maria; DE OLIVEIRA BASSO, Lourenço e CONFORTO, Débora -Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência. Tise 2012 (Volume 08).



Nenhum comentário:

Postar um comentário