segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Resumo da aula do dia 30/01/2017


A aula foi iniciada no Laboratório de Informática 3 do CEDU. Apresentando-nos as alunas, Elizandra e Rhayane, que fazem parte do Projeto de Mapeamento das Estratégias de Gamificação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que cursam o 3º Período de Pedagogia. E que irão nos ajudar/acompanhar, no decorrer do período da disciplina de (TICs).
Nos apresentou em seguida um vídeo com o tema: Gamificação, nos trazendo a noção geral/ o que é/ e o que fazer. E ficou claro que são estratégias de jogos educativos que podem ser usados em diversos ambientes, como o empresarial e escolar.  Destacando também que:

TEM QUE TER:
TEM QUE GERAR:
Objetivo
Curiosidade
Metodologia
Colaboração
Resultados
Aprendizagem pelos Erros


Em outro momento foi apresentado o blog da dupla: pibicufal2016.blogspot.com.br, em pudemos observar os relatórios da pesquisa que publicam semanalmente, que é acompanhado por o Prof. Dr. Fernando. E após elas compartilharem suas experiências e seus conhecimentos da disciplina, encerraram nos deixando uma atividade para ser realizada até o dia: 06/02/2017. Onde estarão novamente presentes na aula.
§  Criar um jogo para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tendo como base as estratégias de Gamificação.

No segundo momento da aula, o Prof. Dr. Fernando deu continuidade com material projetado, em que abordamos os usos das TIC e seus aprendizados:
§ MÍDIA: Suporte que leva uma informação que vai ser transformada em conhecimento.
§ INFORMAÇÃO: Conhecimento que pode ser usado em seu próprio benefício, ou do outro. Quando não temos a informação, fazemos errado.
§ TECNOLOGIA: Tudo o que o ser humano é capaz de criar. Amplia a capacidade humana. Toda tecnologia tem como base o ser humano. A tecnologia vai além dos meios digitais.

Em seguida debatemos sobre o uso da Mídia Áudio e Mídia Vídeo: E a conclusão foi que elas são fundamentais para a educação, mas ainda não temos professores capacitados para utilizar, reflexo da falta de formação para o uso das tecnologias no meio educacional, e que preferem ficar no comodismo.

Nos indicou assistir o filme: Olga. (É um filme brasileiro realizado em 2004 por o Diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais  sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário). Que vai nos ajudar a aprofundar e entender melhor o Brasil.

Continuando destacou que essas tecnologias digitais, foram feitas para o meio comercial/empresarial e para entretenimento, e não para o ambiente escolar.

Debatemos ainda sobre o ambiente virtual de aprendizagem, (Computador/Internet) e em meio a diversas possibilidades destacamos:
§  INTERAÇÃO: Acontece toda vez que nos relacionamos com alguém.
§  INTERATIVIDADE: É a relação pessoal de cada um com a tecnologia.
§  BLOGS E MICROBLOGS: Diários de rede, em que destacamos que o professor nos informou que usaremos também a plataforma do Twitter (sistema de microblog), como forma avaliativa da disciplina.

Destacando alguns ambientes virtuais de aprendizagem:
o   Aprendiz Online: Blog criado para os alunos tirarem dúvidas através do Fórum.
o   Educação Online: As diversas utilidades de seu blog, que já serviu de pesquisa e também foi capitulo de livro. ativado desde 2007.

Em seguida todos acessaram o computador da informática com a atividade de:
o   Visitar o blog/Criar o blog
o   Atualizar o blog
o   Realizar o resumo da aula

Encerrou a aula ressaltando que a tecnologia deve ser usada de forma criativa, inovadora, e não para entretenimento e animação. E que devemos sair da aula de TICs com mais inquietações e interrogações do que respostas!

Próximas atividades:
o   06/02/2017: Gamificação.
o   13/02/2017: Apresentação dos blogs das duplas e mapa conceitual do capitulo ll do livro.


Resumidamente essa foi a aula que bem o professor ressaltou que nesse momento inicial são muitas informações e conhecimentos novos. Espero que tenham gostado!

domingo, 29 de janeiro de 2017

Resumo da aula do dia 23/01/2017

Na introdução da aula, o Prof. Dr. Fernando, se apresentou, e em seguida todos que estavam presentes na aula. Logo após, apresentou a metodologia avaliativa da disciplina e os materiais a serem usados durante o semestre.
ü  Livro/leitura
ü  Atividade/ Programa Cmaptools (Para mapa conceitual)
ü  Portifólio: Apresentação do blog criado por a dupla

ü  Eduticufal.blogspot.com (Blog da disciplina)

Destacou que as aulas não serão apenas na sala de aula, durante o semestre usaremos outros espaços, como o Laboratório de Informática.

Em outro momento, debatemos sobre alguns temas, como: O que é aprender?
Continuando, tratamos sobre a diferença entre:
·         O INSTRUTOR: Aquele que, trabalha a tecnica/repetição.
·         PROFESSOR: Aquele que, Trabalha a construção do conhecimento.

Tratamos ainda, sobre o tema: Situações de aprendizagem.
ü  Precisa ter significados;
ü  É pessoal;
ü  Visa objetivos realísticos;
ü  Precisa ser acompanhada de feedback imediato;
ü  Precisa de um bom relacionamento interpessoal.

Continuando nosso resumo, debatemos sobre a:

VISÃO TRADICIONAL DA APRENDIZAGEM:
VISÃO ATUAL DA APRENDIZAGEM:
Saber é estabelecido
Saber é construído
Conhecimento é dado
Conhecimento é compartilhado
O aluno é apenas receptor
Aluno é participante
E o professor é o emissor
Professor é o mediador

Vimos que a tecnologia pode ser um instrumento, facilitador ou não. Dependendo da sua forma de uso. E chegamos a conclusão que abolir seu uso em determinados espaços é desnecessário.
 
Falamos ainda sobre a teoria das 7 inteligências, de Gardner e também chegou a comentar que nenhum ser humano poderia possuir todas as inteligências bem desenvolvidas, embora apresente todas, apenas evoluindo bem de uma até três.

Debatemos também sobre a leitura: que é um dos hábitos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento, e saber formar argumentos, com fundamentos.

E logo após esses e outros debates, o professor pediu que se formassem duplas e nos instruiu a construir um Mapa Conceitual.

Apresentou o livro do qual é autor: A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, indicando a leitura para ser trabalhado em sala, durante o semestre.
Ficamos com as atividades de criação de um mapa conceitual na plataforma CMAPTOOLS para apresentação no dia 06/02/2017, tanto do blog criado pela dupla na plataforma BLOGGER, quanto o mapa conceitual na plataforma CMAPTOOLS sobre o tema do capítulo II do livro indicado para a leitura no semestre.

Tratamos ainda, da criação de currículo na plataforma LATTES (CNPQ) e sua extrema importância.