Na introdução da aula, o Prof. Dr. Fernando,
se apresentou, e em seguida todos que estavam presentes na aula. Logo após,
apresentou a metodologia avaliativa da disciplina e os materiais a serem usados
durante o semestre.
ü Livro/leitura
ü
Atividade/
Programa Cmaptools (Para mapa conceitual)
ü
Portifólio:
Apresentação do blog criado por a dupla
ü Eduticufal.blogspot.com (Blog da disciplina)
Destacou que as aulas não serão
apenas na sala de aula, durante o semestre usaremos outros espaços, como o
Laboratório de Informática.
Em outro momento, debatemos sobre alguns temas, como: O que é aprender?
Continuando, tratamos sobre a diferença entre:
·
O INSTRUTOR:
Aquele que, trabalha a tecnica/repetição.
·
PROFESSOR:
Aquele que, Trabalha a construção do conhecimento.
Tratamos ainda, sobre o tema: Situações
de aprendizagem.
ü Precisa ter significados;
ü
É pessoal;
ü
Visa objetivos
realísticos;
ü
Precisa ser
acompanhada de feedback imediato;
ü Precisa de um bom relacionamento interpessoal.
Continuando nosso resumo, debatemos
sobre a:
VISÃO TRADICIONAL DA APRENDIZAGEM:
|
VISÃO ATUAL DA APRENDIZAGEM:
|
Saber é estabelecido
|
Saber é construído
|
Conhecimento é dado
|
Conhecimento é compartilhado
|
O aluno é apenas receptor
|
Aluno é participante
|
E o professor é o emissor
|
Professor é o mediador
|
Vimos que a tecnologia pode ser um
instrumento, facilitador ou não. Dependendo da sua forma de uso. E chegamos a
conclusão que abolir seu uso em determinados espaços é desnecessário.
Falamos ainda sobre a teoria das 7 inteligências, de Gardner e também chegou a comentar que nenhum ser humano poderia possuir todas as inteligências bem desenvolvidas, embora apresente todas, apenas evoluindo bem de uma até três.
Debatemos também sobre a leitura: que é um dos hábitos
mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, e também o caminho mais
curto para adquirir conhecimento, e saber formar argumentos, com fundamentos.
E logo após esses e outros debates, o professor pediu
que se formassem duplas e nos instruiu a construir um Mapa Conceitual.
Apresentou o livro do qual é autor: A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, indicando a leitura para ser trabalhado em sala, durante o semestre.
Ficamos com as atividades de criação
de um mapa conceitual na plataforma CMAPTOOLS para apresentação no dia 06/02/2017,
tanto do blog criado pela dupla na plataforma BLOGGER, quanto o mapa conceitual
na plataforma CMAPTOOLS sobre o tema do capítulo II do livro indicado para a
leitura no semestre.
Tratamos ainda, da criação de
currículo na plataforma LATTES (CNPQ) e sua extrema importância.
Valquíria e Érica, vocês estão de parabéns pela criação de seu blog e principalmente pela forma lúcida e contextualizada, como explanaram o resumo da aula do dia 23jan17.
ResponderExcluirLembraram fatos da aula que por vezes, ficam no esquecimento ou por falta da atenção devida, passam despercebidos.
Foi muito bom relembrar a aula, através do resumo da dupla.
verdade, eu faltei no dia, mas com o resumo das duplas, tanto a sua como a das outras, como a deste blog, me fizeram ter uma ideia de como foi.
Excluirtanto eu como Luciana, que foi a aula mas voltou mais cedo, estávamos perdidas, e o blog de vcs ajudaram mt.
Obrigada Silvio, volte sempre a nos visitar! Que ótimo Bia!
ExcluirBoa tarde meninas!
ResponderExcluirServirá de base para meus estudos.
Olá Nara e Lívia. Que ótimo, volte sempre a nos visitar!
Excluir