domingo, 12 de fevereiro de 2017

PESQUISA:




Aprendizagem Ubíqua


  • O ubíquo é aquilo que está ou pode estar em toda parte, ao mesmo tempo. As redes de dados, é um exemplo, elas integram sinais de internet, televisão e muitos outros dispositivos móveis, a tecnologia permite essa ubiquidade. 
  • Nesse caso, a aprendizagem ubíqua é uma pedagogia construtivista, o foco é o aprendizado e não o professor. Assim como a aprendizagem colaborativa, o professor está presente, mas não é ele que passa as informações, ele apenas apoia e ajuda. 
  • Por meio dos dispositivos móveis, à continuidade do tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível de qualquer lugar. É para essa direção que aponta a evolução dos dispositivos móveis, atestada pelos celulares multifuncionais de última geração, a saber: tornar absolutamente ubíquos e pervasivos o acesso à informação, a comunicação e a aquisição de conhecimento.
https://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-aprendizagem-ubiqua
http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/viewFile/3852/2515



Mobile Learning


  • O conceito Mobile Learning pode ser traduzido para português por aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias móveis no contexto educativo. 
  • O Mobile Learning não almeja substituir nenhum processo de ensino aprendizagem, pelo contrário, esta tecnologia possibilita ser um tópico auxiliador neste processo, sendo apenas um meio de interação e ajudando o discente em suas atividades. 
  • O Mobile Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que re um leque de novas oportunidades para o futuro. Permite levar a educação a locais de difícil acesso, onde não existem escolas ou professores, e onde a educação e formação é ainda considerada um privilégio de apenas alguns indivíduos.


Ensino Híbrido

Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!

O Ensino Híbrido propõe:
· Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
· Melhor aproveitamento do tempo do professor;
· Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas;
· Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno;
· Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos    alunos;
· Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/
https://silabe.com.br/blog/ensino-hibrido-o-que-e/
http://info.geekie.com.br/ensino-hibrido-como-ir-alem-da-tecnologia-pela-tecnologia/



Nenhum comentário:

Postar um comentário