sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Resumo da aula do dia 06/02/2017

Saudações leitores! A aula foi iniciada retomando a aula anterior, em que o professor nos indagou sobre alguns termos e conceitos. Logo após as estudantes Elizandra e Rhayane deram continuidade, com a apresentação dos grupos com os jogos educativos com base nas estratégias de gamificação. Onde ficaram muito felizes e agradecidas, com os resultados obtidos das equipes!
No segundo momento da aula o professor deu sequência com o vídeo/música: Stand By Me. Que nos despertou as seguintes mensagens: não desista! Vá em frente! Eu estou aqui!

Discutimos ainda sobre o esquema educacional vigente:
ü  Um para muitos
ü  Não importa o conhecimento do aluno. (Aluno: tábua rasa)
ü  A missão do professor é passar o conteúdo

Continuou com o conceito de gamificação através do Mapa Conceitual. Onde refletimos se os jogos criados compreendiam: componentes/ mecânicas/ dinâmicas.

Logo após deixou as atividades para próxima aula, disponível no blog.
Solicitou baixar os seguintes aplicativos que serão usados nas próximas aulas: Aurasma e leitor QR Code.

Na próxima aula:
A) apresentação oral do blog
B) apresentação do vídeo da dupla

A nossa equipe apresentou o seguinte jogo pedagógico:

DOMINÓ DE PALAVRAS:
ü OBJETIVO: reconhecer palavras por dedução e intuição, identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar, conviver com o colega.
ü Para essa atividade, o aluno deve reconhecer as letras do alfabeto e a direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo).
ü Nessa aula, sugerimos a utilização do jogo de dominó como recurso didático para possibilitar aos alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita. As crianças podem jogá-lo em dupla ou em grupo.
ü Recomendamos que o dominó fosse feito com palavras que se referem a uma mesma temática: conjunto de frutas ou de animais, por exemplo.

ü O trabalho com palavras mais próximas do vocabulário dos alunos facilita o processo de sua leitura global e os auxilia a acessarem o significado das palavras e não ficarem presos em sua decodificação. 


Até a próxima aula!

2 comentários:

  1. muito bom resumo amadas, o jogo muito criativo, parabéns a toda a equipe.
    ana paula e lidiane

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o resumo apresentado. Senti falta da pesquisa que foi solicitada! Mas, conheço a capacidade de vocês.
    Parabéns!

    ResponderExcluir